quarta-feira, dezembro 27

Leitura de digitais e da íris pode eliminar o uso de carteira e documentos


SÃO PAULO - Chegará um momento em que ninguém vai precisar de carteira ou documentos para fazer as compras. Pelo menos esta é a previsão da Pay By Touch, empresa especializada em utilizar a impressão de digital (biometria) como substituto para cheques e cartões de crédito.A tecnologia, que já chegou a mais de dois milhões de consumidores por meio de aproximadamente duas mil lojas e estabelecimentos comerciais nos Estados Unidos, deve se popularizar logo, principalmente nos países desenvolvidos.Vantagens Conectado a contas bancárias e cartões de crédito, as lojas podem economizar custos ao encorajar as pessoas a usarem as contas com tarifas menores, como as praticadas em cartões de débito. É que uma pesquisa da empresa Bernstein Research indicou que a nova tecnologia pode provocar a redução das tarifas cobradas pelas empresas de cartões de crédito.Outra vantagem contempla o consumidor, já que o sistema é mais seguro contra roubo de identidade, crime muito comum na era digital. Como as tecnologias biométricas são baseadas em dados biológicos, no entanto, algumas pessoas estão arredias à novidade.Mesmo assim, para a analista da firma Frost & Sullivan, Sapna Capoor, a adoção de sistemas biométricos aumentará muito nos próximos anos.Precaução Segundo Jan Stanley, diretor de comunicações do Projeto Tecnologia e Liberdade, da American Civil Liberties Union (ACLU), as tecnologias atualmente em teste estão à frente da lei, uma vez que ainda não há legislação clara a respeito de possíveis conseqüências negativas de seu uso.Já para o consultor do International Biometric Group, Philip Youn, essas tecnologias ainda não são perfeitas, e cita os trabalhadores da construção civil, que costumam perder as digitais em função do trabalho. Além disso, a leitura de íris é muito cara e pode intimidar os consumidores.Mas há outros sistemas fazendo sucesso pelo mundo. No Japão, por exemplo, há um sistema que identifica o padrão de vasos de sangue da mão, reconhecendo a palma do consumidor.Brasil Por aqui, a novidade fica por conta dos cartões "sem contato" (contactless - o mesmo utilizado para pagamento de passagem nos ônibus do município de São Paulo, que dispensa a inserção do cartão na máquina para que seja lido), que deve entrar em vigor no País até o final deste ano com o intuito de efetuar pagamento de compras"Considerando o aspecto tecnologia, os cartões sem contato deverão crescer dentro do mercado de cartões", disse Gilberto Dib, presidente da Dib & Associados, empresa de consultoria em tecnologia e mercado financeiro responsável pela realização desses cartões, ao lado da RPM Brasil.Outros cartões Ao lado dos cartões sem contato, o mercado brasileiro espera aumentar as transações com cartões de loja (private label), que até o final do ano passado somavam 90 milhões e haviam faturado R$ 21 bilhões, segundo a Partner Consultoria e a Credicard.No Brasil, também é esperado aumento nas transações por meio dos cartões mais tradicionais.

Quem sera o sucessor do DVD



SÃO PAULO - Sony e Toshiba seguem na briga com seus formatos de discos de alta definição pelo posto de sucessor do DVD. Você sabe dizer quais são as principais diferenças entre um e outro?Talvez você não lembre, mas, na década de 90, houve uma disputa histórica pelo controle do mercado de vídeos entre dois padrões diferentes. O VHS, da JVC, acabou ganhando do Betamax, da Sony.A disputaAgora a briga é para a sucessão do DVD. De um lado, novamente a Sony, defende o Blu-ray. Do outro, a Toshiba vem com seu DVD de alta definição (HD-DVD). Apesar de diferir na capacidade, ambos os formatos têm maior armazenamento, por usar uma maneira diferente do DVD tradicional para gravar dados no disco, e oferecem melhor qualidade de imagem e de som.Entre as diferenças está o preço: o primeiro player da Toshiba, que chegou às lojas em março, custa £ 270, enquanto o da Sony, que só deverá ser lançado em outubro, terá o preço duas vezes maior (£ 550), mas terá maior capacidade.Por enquanto, o HD-DVD está levando vantagem, já que o primeiro player de Blu-ray da Sony teve seu lançamento adiado mais de uma vez.

quinta-feira, junho 22

Panela de pressão


Achei um artigo falando sobre o inventor da panela de pressão e da história da panela. Veja : " A história da panela de pressão começa pelo alto, lá nas montanhas. Os alpinistas quando estavam a grandes altitudes, precisavam cozinhar alguma coisa para comer, quando nunca conseguiam. Isso porque a altas altitudes a pressão atmosférica é muito menor. E, como a pressão é menor, a água entra em ebulição à temperatura muito mais baixa do que ao nível do mar, que é de 100° C. Pensou-se numa solução simples. Transformar a pressão no interior da panela idêntica a pressão ao nível do mar. Foi este principio utilizado pelo francês Denis Papin em 1679." " O inventor da panela de pressão, Denis Papin, foi também um dos pioneiros do motor a vapor. Em 1697 demonstrou em Londres a sua marmita a vapor, um recipiente com tampa hermeticamente fechada, que aumentava consideravelmente a pressão no interior e o ponto de ebulição da água. O princípio da marmita a vapor foi mais usado na indústria do que nas cozinhas, até ao século XX. Surge então nos EUA a moderna panela de pressão. Muitos dos fabricantes começaram a produzi-las após a II Guerra Mundial, salientando a economia em tempo e combustível." Funcionamento : "Na panela de pressão o alimento é colocado com certa quantidade de água. O calor da chama do fogão faz a água ferver. Como a panela é totalmente fechada (a tampa é vedada com guarnição de borracha), o vapor da água não pode dispersar-se e assim a pressão interna da panela aumenta, tornando-se maior que a pressão atmosférica. O aumento da pressão faz a água entrar em ebulição, a uma temperatura acima de 100ºC; o vapor formado levanta o pino da válvula central e sai da panela. Nesse momento a pressão do vapor se estabiliza e a temperatura do interior da panela não aumenta mais. Embora as moléculas do vapor formado se choquem entre si e contra a parede da panela e da tampa, a realização do trabalho ocorre somente apenas no pino da válvula, pois ele é a única peça que pode DESLOCAR-SE."
COMENTEM!!!!!!!!!!!

terça-feira, junho 20

Como funciona o 3D


Existem vários sistemas para que se obtenha a sensação de tridimensionalidade. Entenda como funcionam os mais conhecidos:
Anáglifo (óculos a duas cores): utilizam-se filtros de cores complementares, como vermelho e azul ou vermelho e verde. A imagem apresentada, por exemplo, em vermelho não é vista pelo olho que tem um filtro da mesma cor, mas se que vê a outra imagem em azul ou verde.
Este sistema, por seu baixo custo, emprega-se sobretudo em publicações e também em monitores de computador e no cinema. Apresenta o problema da alteração das cores, perda de luminosidade e cansaço visual após um uso prolongado. Normalmente o filtro vermelho é usado no olho esquerdo e o azul no olho direito.
Polarização: utiliza-se luz polarizada para separar as imagens da esquerda e da direita. O sistema de polarização não altera as cores, ainda que ocorra uma certa perda de luminosidade. Usa-se tanto em projeção de cinema 3D como em monitores de computador com telas de polarização alternativa. Hoje em dia é o sistema mais econômico para uma qualidade de imagem aceitável.
Alternativo: com este sistema se apresentam em seqüência e alternativamente as imagens esquerda e direita, sincronizadas com óculos dotados de obturadores de cristal líquido, de forma que cada olho vê somente sua imagem correspondente. A uma freqüência elevada, a piscada de olhos torna imperceptível o truque. A técnica é utilizada em monitores de computador, TV e cinemas 3D de última geração.
Outro uso de óculos polarizados: Os pilotos de avião usam óculos de sol polarizados e também é frequente sua utilização quando se esquia ou quando se deseja uma proteção contra os reflexos.
Basicamente o que fazem estes óculos é absorver grande parte da luz refletida sobre superfícies horizontais, como a superfície de um lago, da pista de esqui ou do solo no caso de um piloto de avião.
Pode-se comprovar sua eficácia se, depois de olhar a superfície, giramos os óculos em um ângulo de 90º. Nestas condições, estamos fazendo que o eixo de transmissão dos óculos coincida com a direção do campo elétrico refletido pela superfície, de modo que estaremos recebendo essa luz, e poderemos comprovar que se transmite maior quantidade de luz através dos óculos.
Redação Terra

Formação do arco-íris secundário


Para explicar sobre o arco-íris secundário, primeiro vou explicar como se forma o arco-íris principal para o melhor entendimento. O arco-íris é um fenômeno que ocorre na atmosfera, determinado pela refração e posterior reflexão da luz solar no interior de gotículas de chuva, em suspensão no ar. Na refração, a luz solar se decompõe, sendo mais desviada a luz vermelha. Por razões de simetria, o observador só recebe a luz refletida por gotícluas situadas num círculo. O observador está no vértice do cone determinado pelos raios refletidos, por isso o arco-íris é circular. Ao emergir de uma gotícula, a luz vermelha forma, com direção de incidência, um ângulo maior que a luz violeta. Considerando as várias gotículas que constituem o arco-íris, o observador recebe a luz vermelha do arco mais externo (maior ângulo) e a luz violeta do arco mais interno (menos ângulo). As luzes de outras cores tem posições intermediárias. Eventualmente, além do arco-íris principal pode-se formar uma arco-íris secundário, mais externo, devido à dupla reflexão da luz no interior das gotículas. No arco-íris secundário, ao contrário do principal, o arco mais externo é o violeta e o mais interno é vermelho, por isso se da a inversão de cores.
Resposta de: Marcella Cantagalli. Academia 2º médio, Juiz de Fora - MG

Antipartículas



Os átomos são constituidos de partículas menores;elétrons,protons e neutrons.Os propios protons e neutrons são constituidos de particulas ainda menores chamadas quarks.Alem disto ,correspondendo a cada uma destas particulas subatomicas,existe uma antiparticula.As antiparticulas tem a mesma massa que suas particulas-irmãs,mas são opostas em sua carga e outros atributos .Por exemplo,o oposto da carga do eletron.poderiam existir antimundos inteiros e antipessoas formados por antiparticulas.Entretanto,quando uma anteparticula e uma particula se encontram,elas se aniquilam mutuamente.Portanto,se voçe se encontrar com seu anti-eu,não apertem as mãos. -voçes dois desapareceriam num grande clarão de luz!

quarta-feira, maio 31

O iPod musica digital.


Ouvir música digital a qualquer hora e em qualquer lugar virou mania mundial.já são mais de 15 milhões de iPods,nome do dispositivo lançado pela Apple em 2001,espalhados pelo planeta.O sucesso do aparelho levou dezenas de empresa a apostar nesse segmento.O resultado é um cresimento explosivo das opções de portáteis que tocam MP3 e arquivos semelhantes em lojas de equipamentos eletrônicos.E não é só a variedade de produtos que vem aumentando.A capacidade de armazenamento também é cada vez maior.Já existem modelos de 100 gigabytes-o equivalente a cerca de 25.000 músicas, o suficiente para ouvir durante dois meses sem repetição.Esse incremento nos aparelhos os torna úteis em outras funcões.Muitos sintonizam estações fm,grava voz,exibem fotografias e ate vídeos.

Comentem...

sexta-feira, maio 26

Código de barras


Também chamado de código UPC, Universal Product Code,Código Universal de Produtos,as barras nada mais são do que representações gráficas do código binário utilizado pelos computadores(0 e 1).Cada barra escura equivale a 1 e cada barra clara eqivale a 0 .Uma barra escura mais grossa que as outras é,na verdade,a somatória de várias barras escuras,umas ao lado das outras;o mesmo vale para as barras claras.
Sim,parece dificil de entender,afinal,é uma operação que elvolve muitas contas,mas a intenção é simples:rastrear os passos de uma mercadoria e permitir ao propietários ter mais controle do que tem e do que vende em uma loja.
Apesar da tecnologia ter sido deselvolvida na década de 50,somente após sua padronizacão,nos anos 70,empresas americanas e européias começaram a utilizá-las em larga escala.Funciona assim:cada produto recebe uma numeração exclusiva internacionalmente reconhecida como GTIN,Número Global de Item Comercial(Global Trade Item Number),que será a chave de acesso para identificação do produto e suas características que devem estar armazenadas nos bancos de dados das empresas.É como se fosse um RG internacional da mercadoria e que pode ser representada por um ou mais tipos de código de barras.Uma organização,chamada EAN.UCC,determina qual formato deverá ser aplicado- o fabricante paga uma taxa anual por esse privilégio.
Para decodificar a sequencia de barras claras e escuras , os scanners(como aqueles que encontramos nos caixas de supermercados)emitem sinais luminosos ou rais laser que são projetados no código,refletindo seu desenho e possibilitando sua identificação.
Nos supermercados,o formato mais comum é o EAN-13,composto por 13 dígitos numéricos.

Leia mais detalhes na proxíma postagem.E é só comentar!!!!

terça-feira, maio 23

Condutores e Isolantes


Os condutores são corpos que permitem a condução de cargas elétricas.Os corpos,bons condutores de eletricidade,são constitúidos de materias cujos os átomos têm facilidade de doar elétrons,isto é,os elétrons da última camada elétronica deste átomos são fracamente ligadas ao seu núcleo, o que se propicia a perda de elétrons para os átomos vizinhos,ocasionando uma condução de energia.Os metais são exemplos de bons condutores de eletricidade e os mais adotados são:aluminio,cobre,ouro e platina.
Os isolantes são corpos que dificultam a condução de cargas elétricas.Ao contrário dos bons condutores de eletricidade,os corpos isolantes não têm tendência a doar elétrons,isto porque seus elétrons da última camada elétronica estão fortemente ligado ao núcleo do átomo,portanto quase não há condução de energia elétrica.Como exemplo de isolantes temos os plásticos,borracha,madeira,vidro,porcelana.etc.
Mas os corpos isolantes tem suas limitações se forem submetidos a uma força elétrica elevada,que seja maior que a energia que existe na atração do núcleo do átomo aos elétrons da última camada aletrônica.Então estes elétrons tenderão a sair deste átomo,fazendo com que ele se comporte como um condutor.Este fenômeno é chamado de ruptura diéletrica.Por exeplo,um pedaço de borracha é isolante para uma força elétrica de 300 Volts,mas provavelmente deixará de ser isolante a uma força de 25.000 Volts.Como exemplo de isolantes temos o vidro(foto).

segunda-feira, maio 22

Realidade virtual

Quando se fala em realidade virtual, a maioria das pessoas logo pensa naqueles filmes e jogos eletrônicos em 3D,para serem visualizados com com óculos e capacetes especiais.Mas nem só de diversão vive está tecnologia,deselvolvida a mais de quatro décadas,e que nos últimos anos ganhou uma série de novas aplicações,em diversas áreas:desde a prospecção e extração de petróleo até os tratamentos médicos,passando pelo deselvolvimento de carros e museus virtuais.
A novidade mais recente está na medicina.Um grupo de pesquisadores norte-americanos publicou um estudo no final de julho de 2004, mostrando a eficiência da realidade virtual em tratamentos excessivamente dolorosos,como os curativos feitos em pessoas que sofreram queimaduras(processo tão penoso,que nem mesmo analgésicos poderosos consenguem amenizar o sofrimento do paciente).
A estratégia é desviar a atenção do cérebro para "outros mundos",o que distrai o paciente e diminui a atividade da região cerebral relacionada à sensação."A dor tem um componente pisicológico forte,por isso,o mesmo sinal pode ser interpretado como mais ou menos intenso,de acordo com o que se está pensando",explica o psicólogo Hunter Hoffman, diretor do Centro de Realidade Virtual de Analgesia,da Universidade de Washington,e coordenador do trabalho.

sábado, maio 20

Cinemática

Cinemática é um termo derivado da palavra grega "cinema",cujo significado é movimento. Aliás,o cinema que todos conhecem tem a ver com o significado dessa palavra ,pois em geral ao observarmos um filme na tela de projeção , estamos tendo a sensação de movimento de vido ao fato dos fotogramas(que são imagens estáticas)serem projetados numa sequência e velocidade que nossa visão não consegue perceber individualmente.Dessa forma ,podemos afirmar que saber cinemática é ter capacidade de descrever os movimentos de uma forma geral,sem se preocupar com aquilo que é necessário para produzir tais movimentos, isto é,sem se analisar as causas dos mesmos.Para compreender e descrever com precisão os movimentos,devemos utilizar vários recursos,tais como a observação da natureza, a realização de experiências,a interpretação dos dados obtidos,o uso de funções e equações matemáticas,assim comosuas representações através de tabelas e gráficos.

sexta-feira, maio 19

seja bem vindo

apartir de hoje estarei postando algumas curiosidades e conhecimento tecnologicos nos falaremos em breve.