quinta-feira, junho 22

Panela de pressão


Achei um artigo falando sobre o inventor da panela de pressão e da história da panela. Veja : " A história da panela de pressão começa pelo alto, lá nas montanhas. Os alpinistas quando estavam a grandes altitudes, precisavam cozinhar alguma coisa para comer, quando nunca conseguiam. Isso porque a altas altitudes a pressão atmosférica é muito menor. E, como a pressão é menor, a água entra em ebulição à temperatura muito mais baixa do que ao nível do mar, que é de 100° C. Pensou-se numa solução simples. Transformar a pressão no interior da panela idêntica a pressão ao nível do mar. Foi este principio utilizado pelo francês Denis Papin em 1679." " O inventor da panela de pressão, Denis Papin, foi também um dos pioneiros do motor a vapor. Em 1697 demonstrou em Londres a sua marmita a vapor, um recipiente com tampa hermeticamente fechada, que aumentava consideravelmente a pressão no interior e o ponto de ebulição da água. O princípio da marmita a vapor foi mais usado na indústria do que nas cozinhas, até ao século XX. Surge então nos EUA a moderna panela de pressão. Muitos dos fabricantes começaram a produzi-las após a II Guerra Mundial, salientando a economia em tempo e combustível." Funcionamento : "Na panela de pressão o alimento é colocado com certa quantidade de água. O calor da chama do fogão faz a água ferver. Como a panela é totalmente fechada (a tampa é vedada com guarnição de borracha), o vapor da água não pode dispersar-se e assim a pressão interna da panela aumenta, tornando-se maior que a pressão atmosférica. O aumento da pressão faz a água entrar em ebulição, a uma temperatura acima de 100ºC; o vapor formado levanta o pino da válvula central e sai da panela. Nesse momento a pressão do vapor se estabiliza e a temperatura do interior da panela não aumenta mais. Embora as moléculas do vapor formado se choquem entre si e contra a parede da panela e da tampa, a realização do trabalho ocorre somente apenas no pino da válvula, pois ele é a única peça que pode DESLOCAR-SE."
COMENTEM!!!!!!!!!!!

terça-feira, junho 20

Como funciona o 3D


Existem vários sistemas para que se obtenha a sensação de tridimensionalidade. Entenda como funcionam os mais conhecidos:
Anáglifo (óculos a duas cores): utilizam-se filtros de cores complementares, como vermelho e azul ou vermelho e verde. A imagem apresentada, por exemplo, em vermelho não é vista pelo olho que tem um filtro da mesma cor, mas se que vê a outra imagem em azul ou verde.
Este sistema, por seu baixo custo, emprega-se sobretudo em publicações e também em monitores de computador e no cinema. Apresenta o problema da alteração das cores, perda de luminosidade e cansaço visual após um uso prolongado. Normalmente o filtro vermelho é usado no olho esquerdo e o azul no olho direito.
Polarização: utiliza-se luz polarizada para separar as imagens da esquerda e da direita. O sistema de polarização não altera as cores, ainda que ocorra uma certa perda de luminosidade. Usa-se tanto em projeção de cinema 3D como em monitores de computador com telas de polarização alternativa. Hoje em dia é o sistema mais econômico para uma qualidade de imagem aceitável.
Alternativo: com este sistema se apresentam em seqüência e alternativamente as imagens esquerda e direita, sincronizadas com óculos dotados de obturadores de cristal líquido, de forma que cada olho vê somente sua imagem correspondente. A uma freqüência elevada, a piscada de olhos torna imperceptível o truque. A técnica é utilizada em monitores de computador, TV e cinemas 3D de última geração.
Outro uso de óculos polarizados: Os pilotos de avião usam óculos de sol polarizados e também é frequente sua utilização quando se esquia ou quando se deseja uma proteção contra os reflexos.
Basicamente o que fazem estes óculos é absorver grande parte da luz refletida sobre superfícies horizontais, como a superfície de um lago, da pista de esqui ou do solo no caso de um piloto de avião.
Pode-se comprovar sua eficácia se, depois de olhar a superfície, giramos os óculos em um ângulo de 90º. Nestas condições, estamos fazendo que o eixo de transmissão dos óculos coincida com a direção do campo elétrico refletido pela superfície, de modo que estaremos recebendo essa luz, e poderemos comprovar que se transmite maior quantidade de luz através dos óculos.
Redação Terra

Formação do arco-íris secundário


Para explicar sobre o arco-íris secundário, primeiro vou explicar como se forma o arco-íris principal para o melhor entendimento. O arco-íris é um fenômeno que ocorre na atmosfera, determinado pela refração e posterior reflexão da luz solar no interior de gotículas de chuva, em suspensão no ar. Na refração, a luz solar se decompõe, sendo mais desviada a luz vermelha. Por razões de simetria, o observador só recebe a luz refletida por gotícluas situadas num círculo. O observador está no vértice do cone determinado pelos raios refletidos, por isso o arco-íris é circular. Ao emergir de uma gotícula, a luz vermelha forma, com direção de incidência, um ângulo maior que a luz violeta. Considerando as várias gotículas que constituem o arco-íris, o observador recebe a luz vermelha do arco mais externo (maior ângulo) e a luz violeta do arco mais interno (menos ângulo). As luzes de outras cores tem posições intermediárias. Eventualmente, além do arco-íris principal pode-se formar uma arco-íris secundário, mais externo, devido à dupla reflexão da luz no interior das gotículas. No arco-íris secundário, ao contrário do principal, o arco mais externo é o violeta e o mais interno é vermelho, por isso se da a inversão de cores.
Resposta de: Marcella Cantagalli. Academia 2º médio, Juiz de Fora - MG

Antipartículas



Os átomos são constituidos de partículas menores;elétrons,protons e neutrons.Os propios protons e neutrons são constituidos de particulas ainda menores chamadas quarks.Alem disto ,correspondendo a cada uma destas particulas subatomicas,existe uma antiparticula.As antiparticulas tem a mesma massa que suas particulas-irmãs,mas são opostas em sua carga e outros atributos .Por exemplo,o oposto da carga do eletron.poderiam existir antimundos inteiros e antipessoas formados por antiparticulas.Entretanto,quando uma anteparticula e uma particula se encontram,elas se aniquilam mutuamente.Portanto,se voçe se encontrar com seu anti-eu,não apertem as mãos. -voçes dois desapareceriam num grande clarão de luz!